É o processo de avaliação inicial onde se obtém as informações mais importantes sobre a estrutura psíquica, mental e emocional do paciente e seu dinamismo, identificando os traços de sua personalidade, seu processo criativo em lidar com as situações da vida, e que vai permitir ao psicólogo identificar e compreender amplamente a queixa e o possível distúrbio que o paciente apresenta, para formular hipóteses diagnósticas mais precisas
Inicialmente ocorre a entrevista de anamnese que consiste em entrevistas detalhadas e minuciosas sobre a história de vida do paciente e testes selecionados em função da queixa apresentada. Quando o atendimento é realizado com crianças a entrevista inicial é com os pais. É necessário sessões de ludodiagnóstico com a criança, e se a queixa for escolar, entrevistas com professores ou outras figuras importantes na vida da criança.
Podem ocorrer quadros de pacientes com várias queixas e nesses casos o psicodiagnóstico preciso ajuda a esclarecer condições emocionais e intelectuais, tanto em crianças, adolescentes como nos adultos, até mesmo para um diagnóstico diferencial e distúrbios de aprendizagem.
Dentro do processo de psicodiagnóstico são utilizados alguns tipos de testes: psicométrico, projetivo, a observação clínica, entre outros.
Psicométrica: é a avaliação realizada através de testes psicométricos que avaliam o coeficiente de inteligência e seus resultados são apresentados de forma quantitativa e os números obtidos são comparados aos de uma amostragem considerada normal. Todos os resultados são avaliados com bastante cuidado levando-se em consideração o momento específico do teste e a enorme capacidade de transformação do ser humano. O psicólogo é o responsável por ampliar e a aprofundar sua investigação, do modo mais minucioso possível utilizando todos os recursos e ferramentas disponíveis para a formulação de sua hipótese diagnóstica.
Projetiva: Os testes projetivos consistem em instrumentos que estimulam a projeção de vivências internas na realização das tarefas propostas. O conteúdo tanto verbal como gráfico apresentado pelo paciente revelam seus conflitos, preocupações e dificuldades emocionais, quando houve.
Ludodiagnóstico: é utilizado com crianças e consiste em observar a criança brincar com os objetos previamente selecionados em função da queixa trazida pelos pais. É considerada a idade cronológica da criança e o que é esperado para cada idade de acordo com a evolução normal da personalidade.
Psicodiagnóstico: dependendo das características consistem em 4 fases. A anamnese, que compreende as entrevistas iniciais, a aplicação de testes, uma ou duas sessões de ludodiagnóstico e a entrevista devolutiva, em que se comunicam os resultados obtidos e, se for necessário, é feita a indicação de tratamento, que pode incluir encaminhamento ao neurologista, serviços de fonoaudiologia, psicoterapia, reforço escolar, etc.
O processo psicodiagnóstico completo pode variar de caso para caso, podendo levar de quatro a oito sessões de 50 minutos cada.