atendimento@duquepsicologia.com.br 11 94195-2465
Rua Catarina Braida, 284 . Sala 46 . Mooca . São Paulo
Eliane Duque Psicologia

Terapia de Casal

A procura pela Terapia de Casal aumenta anualmente nos consultórios, mesmo assim o tema ainda é um tabu para muitos. O principal objetivo da Terapia de Casal é melhorar a qualidade do relacionamento para uma vida conjugal mais feliz. Casais homossexuais também podem se beneficiar da terapia de casal. Os mecanismos psíquicos dos relacionamentos amorosos são os mesmos, independentemente da orientação sexual.

Em quais casos a Terapia de Casal pode ser aconselhada? 1) Perda de admiração: a admiração é muito importante em um relacionamento e é uma das bases para um casamento bem sucedido. Quando um casal começa a perder a admiração ou quando ela se transforma em decepção é necessário entender o que está acontecendo com a relação.

2) Falta de diálogo: o diálogo é fundamental para qualquer relacionamento amoroso. Perder o interesse em conversar e ouvir o parceiro indica a necessidade de refletir sobre a relação e buscar compreender as mudanças que têm ocorrido para resgatar o diálogo.

3) Perda de intimidade: intimidade não está ligada apenas ao ato sexual, mas sim em conhecer alguém profundamente, suas alegrias e tristezas, compartilhar momentos e compreender o que o outro está sentindo. Perder essa intimidade afeta diretamente na qualidade do relacionamento.

4) Projetos e desejos divergentes: casais satisfeitos têm projetos e sonhos em comum, mesmo tendo seus objetivos individuais. Quando não existe nenhum projeto em comum e os desejos são opostos, o surgimento de um conflito e o distanciamento podem ser inevitáveis.

5) Chegada de um filho não planejado: a chegada de um filho na relação já traz a necessidade de ajustes, e quando isso não é planejado, o casal pode passar por momentos conturbados. A Terapia de Casal é uma grande aliada para lidar com as mudanças no relacionamento com a chegada dos filhos.

6) Questões sexuais: deixar de sentir desejo sexual pelo(a) parceiro(a) é algo comum e pode estar ligado a várias questões, como estresse, problemas financeiros, decepções, etc., e a Terapia de Casal é uma ferramenta importante para compreender e resgatar a satisfação sexual.

7) Excesso de críticas: a falta de tolerância aos defeitos do outros faz com que pequenas coisas se tornem grandes conflitos com duras críticas ao outro. Isso pode minar qualquer relacionamento.

8) Brigas e desentendimentos constantes: conflitos existem em todos os relacionamentos humanos, mas é preciso um equilíbrio. Brigas em excesso e por qualquer motivo são sinais para buscar ajuda de um profissional.

A Terapia de Casal dura em média de três a quatro meses. O terapeuta ajuda o casal a desvendar o que está por trás das brigas repetitivas e aparentemente fúteis, que normalmente impedem que o casal consiga ter uma conversa civilizada, proporcionando clareza na relação.