A Terapia Familiar é indicada para famílias que estão passando por conflitos, para que possam reconhecer e compreender os reais motivos dos problemas na família, com o objetivo de estabelecer uma comunicação saudável, facilitando a compreensão das diferenças e identificando os padrões de interação que provocam o conflito.
Quando há uma melhora no diálogo entre os membros da família, relações respeitosas e harmoniosas são estabelecidas. Os conflitos podem não ter apenas um motivo, como uma briga, uma herança não recebida ou uma rixa de longa data. Eles podem surgir da diferença de personalidades e opiniões. Esta modalidade de terapia surgiu para identificar os pontos de atrito e buscar orientações para solucionar as questões que agravam os relacionamentos familiares.
Muitos são os motivos que podem levar a família a procurar ajuda, como desentendimento familiar, conflitos de geração, discordâncias em relação à criação dos filhos, uso de drogas ou alcoolismo, quadros de depressão, bulimia e anorexia.